Resumo Programa


Professores e discentes constituem um grupo particularmente sensível à adopção das novas tecnologias que jogam, cada vez mais, um papel crucial no seu dia-a-dia.
Como utilizam estas tecnologias? O que procuram? Como comunicam? O que aprendem? Que tipo de relações estabelecem entre si?

Com efeito, a utilização da Internet faz emergir novas formas de interacção social que dão origem a novas "linguagens" e a novas formas de relacionamento e de socialização, continuando a Web a ser um veículo cada vez mais rico e fácil de utilizar como motivação
para a transmissão de competências aos alunos.
Assim, esta acção visa dotar os docentes de capacidades para:
• repensar os modos de abordagem das línguas na escola;
• adquirir conhecimentos de utilização da Internet como fonte de pesquisa de dados (fazer pesquisas criteriosas, que a maior parte dos utilizadores desconhecem;
• construir testes e fichas lúdicas e didácticas que servirão como motivação para os alunos (uma vez que é reconhecido o entusiasmo que manifestam pelas novas tecnologias);
• criar actividades que permitam ao docente aumentar a capacidade de compreensão e de expressão dos discentes aos níveis da oralidade (ouvir/falar) e da escrita (ler/escrever);
• utilizar instrumentos que lhes permitam a correcção do etnocentrismo, mostrando-lhes outras culturas e modos de pensar.

Formadora
Maria Alexandra Gouveia Francisco
Local
Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
Data - Horário
14, 21 e 28 de Maio (sábados), das 9h às 14 horas;
17 (3ª feira) e 19 (5ª feira) de Maio, das 19h às 21:30h;
4 e 11 de Junho (sábados), das 9h às 14 horas.

Duração
30 horas
Destinatários
Acreditada pelo CCPFC com 1,2 créditos para os grupos 110, 210,
220, 320, 330, 340 e 350;
Validada pela DRE com 30 horas para o grupo 120.